Ouça ao vivo

Estado confisca cerca de 500 mil máscaras da 3M

Representantes do Governo do Estado de São Paulo confiscaram uma carga de 500 mil máscaras de segurança da empresa 3M, em Sumaré. Eles estiveram na unidade fabril da empresa com um ofício de requisição à diretoria da multinacional. De acordo com informações da Secretaria de Saúde de São Paulo, o Estado pediu que a empresa contribua nas medidas de enfrentamento ao coronavírus liberando os equipamentos de segurança que serão usados por profissionais da rede estadual da Saúde.

 A ação desta sexta foi organizada pelas Secretarias de Estado da Saúde e de Governo e teve o apoio da Polícia Civil. A requisição é uma medida administrativa de caráter excepcional consistente na utilização coativa de bens ou serviços particulares pela Administração, para, em situações de urgência, fazer frente a necessidades coletivas e superar iminente perigo público, assegurada indenização, se houver dano.

Ainda de acordo com a pasta da Saúde, a medida adotada está prevista no artigo 5º, inciso XXV, da Constituição Federal, a Lei federal nº 13.979/2020 (artigo 3º, inciso VII, e §7º, inciso III) autoriza, de forma expressa, que os gestores locais de saúde adotem a requisição como uma das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Em nota, a assessoria da empresa 3M informou que a empresa vem recebendo diversas solicitações de respiradores, de órgãos públicos de todo o País. Especificamente com relação ao governo do estado de São Paulo, a empresa ressalta que já havia se comprometido com o fornecimento de 120 mil respiradores  (máscaras) ao longo do mês de abril e que aprovou a expansão deste volume para 500 mil, aguardando apenas a colocação do pedido por conta do Governo.

A ação do governo do Estado, portanto, causa surpresa para a empresa. A companhia reforça que aumentou sua produção e tem investido grandes esforços desde o início do surto, e trabalha para fornecer a todos dentro de sua capacidade produtiva. A empresa está comprometida a continuar apoiando e colaborando com a saúde pública no que se refere ao coronavírus.

Até a noite de sexta-feira,27, o Estado de São Paulo registrava 68 mortes por covid-19 e mais de 1,2 mil pessoas infectadas pelo vírus.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.