Ouça ao vivo

FNP quer economia de guerra no combate à crise

Em reunião realizada neste sábado, 28, a Frente Nacional dos Prefeitos pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, DEM, para que sejam adotadas no país medidas econômicas enérgicas para conter a crise provocada pelo novo coronavírus. Participaram do encontro, além de Maia, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que preside a Frente e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Na conversa, os gestores municipais pediram que o pacote de medidas anunciado pelo Governo Federal nesta sexta-feira, que criou uma linha de crédito para garantir o pagamento de salários de trabalhadores de pequenas e médias empresas, priorize os fornecedores de prefeituras.

No entendimento dos prefeitos, se não houver ajuda a esses fornecedores, os municípios correm o risco de ficar desabastecidos durante a crise do coronavírus. Jonas Donizette afirmou que os prefeitos querem que Maia defenda o que chamaram de orçamento de guerra, para evitar um colapso ainda maior do sistema financeiro nacional. “Nós demos a sugestão para o Rodrigo Maia aprovar aquilo que se chama orçamento de guerra. É o orçamento que permite ao governo emitir moeda, sem perigo de gerar inflação. Nós já vivemos um período de recessão. Queremos evitar agora um quadro de depressã”, afirmou..

O prefeito de Campinas também quer que todas as emendas parlamentares sejam colocadas em fundo, que seria destinado exclusivamente no combate ao coronavírus. Segundo Jonas Donizette, esse dinheiro deveria ser usado prioritariamente nos grandes municípios. “Outra coisa que eu pedi ao presidente da Câmara é que as emendas parlamentares fossem todas destinadas para um fundo chamado de Fundo Coronavírus. Que esse dinheiro pudesse ser colocado todo nesse fundo e fosse distribuído para as grandes cidades. Porque são as grandes cidades que estão lidando com os maiores problemas relacionados ao coronavírus”, acredita.

Sobre os questionamentos feitos pela Frente Nacional dos Prefeitos cobrando responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro na condução das medidas contra a pandemia, a Frente informou que não recebeu resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.