Ouça ao vivo

FNP segue defendendo isolamento social

Imagem: Reprodução/Facebook

Em entrevista à Rede CBN nesta terça-feira, 31, o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, FNP, Jonas Donizette, do PSB, falou sobre como as prefeituras das maiores cidades do país estão trabalhando no combate à covid-19, e da relação da FNP com o Governo Federal.

A Frente, que representa mais de 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que inclui todas as capitais, e 60% da população do país, mantém o posicionamento favorável à quarentena para evitar a propagação do novo coronavírus. “Estamos todos unidos e temos muitos prefeitos que são bolsonaristas, mas nessa ideia do isolamento não é questão de preferência política. Todos nós nos unimos por nos orientarmos por aquelas medidas que nossos secretários de saúde recomendam. Lembrando que 94% dos casos de covid-19 estão em cidades que compõe a FNP”.

Jonas explicitou também como os prefeitos que compõe a FNP vêem a possibilidade  levantada pelo presidente Jair Bolsonaro de suspender o isolamento social por meio de um decreto. “O presidente pode ser tudo, menos burro. Ele sabe que vai declarar isso pois alguém vai barrar na justiça, ele sabe disso. Então ele está fazendo algo que não é para um líder fazer, ele está jogando para a torcida, uma posição que está sendo rechaçada dentro do próprio governo. Ele está muito incomodado como o ministro Mandetta, ele só não o demitiu pois não tem condição de fazer isso neste momento, acho que o ministro está correto em permanecer no cargo”.

O presidente da FNP afirmou que se Bolsonaro deseja suspender as medidas de isolamento, então que o Governo Federal passe a ser responsável direto pelos atendimentos nos hospitais. “Em um documento a gente fala pra ele: Tudo bem, faz o decreto. Mas aí ele vai federalizar o Sus? Pois quem está suportando toda essa pressão são os prefeitos, pois o Sus é municipalizado. Então se ele fizer este decreto, junto faça outro também dizendo que assume todos os hospitais e todo atendimento da população”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.