Ouça ao vivo

Anelo mostra sede própria e anuncia patrocinador

Foto: Flávio Botelho

Depois de 20 anos atendendo a comunidade em um imóvel alugado, no Jardim Florence, o Instituto Anelo de Campinas finalmente está em sua sede própria e com patrocinador de peso. O Anelo promove cursos de música e instrumentos musicais de forma gratuita e foi criado pelo músico Lucas Soares nas vielas da favela do Florence. Na ocasião, ele tinha 17 anos. Cerca de dois anos depois, conseguiu alugar o imóvel, onde a escola de música funcionou ao longo das duas últimas décadas.

O instituto criado pelo então adolescente foi adotado por comerciantes do bairro que bancavam o aluguel com doações. A sede própria começou a ganhar contornos após a Prefeitura de Campinas ceder o espaço onde funcionou a base da Guarda Municipal, na Avenida Jonh Boyd Dunlop. De acordo com Lucas Soares, com o apoio de voluntários, doações, eventos e campanhas, o Anelo conseguiu arrecadar R$ 250 mil para a reforma do imóvel, que estava sem condições de uso.

Desde que foi criada, a entidade sobrevive de doações e trabalho voluntário. Formou centenas de músicos. Grande parte vive do oficio, como é o caso do baterista Felipe Lapa, que entrou na instituição com oito anos de idade. Hoje, aos 22, integra a Orquestra do Instituto e atua como professor. O jovem músico do Anelo vê nos alunos o reflexo do que foi no passado.

Ao celebrar 20 anos de fundação e com a tão sonhada sede própria, o Instituto Anelo ganhou um reforço de peso, o patrocínio do Instituto CPFL, como contribuidor master. Segundo o superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, o motivo para a empresa distribuidora de energia elétrica apoiar o Anelo foi ter identificado no trabalho desenvolvido a transformação social através da arte e da cultura.

O patrocínio pelo período de um ano é de R$ 450 mil. A verba será aplicada em uma série de atividades, como aulas, apresentações e manutenção. De acordo com o fundador do Anelo, Lucas Soares, com o sonho da sede própria realizado, a meta agora é batalhar para a construção de um teatro no local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.