Ouça ao vivo

Leitos de UTI para covid-19 já estão prontos

Foto: Valéria Hein

Desde que a pandemia de coronavírus se tornou uma ameaça real ao bem-estar da população, os órgãos de saúde de Campinas iniciaram o processo de ampliação de suas estruturas para evitar um colapso no atendimento. A maior preocupação estava relacionada ao número de leitos de UTI disponíveis para pacientes com quadro grave de covid-19.

Campinas contava até então com 57 leitos de UTI disponíveis em seus dois maiores hospitais, sendo 40 no Ouro Verde e 17 no Mario Gatti. A cidade disponibilizou mais 120 leitos que serão ocupados, conforme a necessidade.

Até a noite desta segunda-feira, 30, Campinas contabilizava uma morte e 33 casos confirmados de covid-19. Outros 550 suspeitos aguardavam a confirmação. A expectativa para o futuro próximo é de um grande aumento do número de pessoas procurando os serviços de saúde.  O presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, disse que o cenário é difícil, mas que Campinas se preparou para enfrentar a pandemia.

“Com relação aos atendimentos, as nossas unidades já estão totalmente, equipadas e preparadas para receber os pacientes que desenvolverem a doença. Podem ser pacientes de menor complexidade, mas também, pacientes mais graves. Deste modo, estamos preparando 120 novos eitos de UTI em Campinas, que serão somados aos 57 já existentes, sendo 40 no Hospital Ouro Verde e 17 no Mário Gatti”, explicou.

Com o aumento dessa demanda, a prefeitura de Campinas deu início ao processo de contratação emergencial temporária de profissionais da área de saúde. São 210 vagas no total. Essas contratações ainda estão na fase de cadastramento e não há um balanço oficial sobre a procura.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.