Ouça ao vivo

Fechados, shoppings cobram aluguéis de lojas

Mesmo fechados por conta da pandemia do coronavírus, os shoppings centers estão emitindo cobrança de aluguéis e demais despesas aos lojistas. Para o presidente da Comissão de Shopping Center da OAB Campinas, Gustavo Maggioni, a medida é abusiva, pois com os centros de compras fechados não está existindo a contra prestação por parte do locador. Ele explica que havia um informativo da Associação Brasileira de Shopping Centers, a  Abrasce , e da Alshop dizendo que as cobranças seriam suspensas.

A orientação que está sendo prestada pela comissão, é para o lojista procurar as administradoras e tentar acordo. Caso não seja possível uma negociação, o recomendado por ele é procurar o judiciário. A cobrança abusiva de aluguéis e demais despesas neste período, segundo Gustavo Maggioni, vem sendo praticada em todo o estado. De acordo com ele, o que ocorre é que alguns shoppings tem comunicado diretamente os lojistas, informando que estão estudando o que fazer com as cobranças.

Em Campinas, a assessoria do Galleria Shopping e Iguatemi informou que as duas unidades adotaram medidas em apoio ao lojistas com intuito de minimizar os impactos causados pelo avanço da Covid-19, especialmente no período em que os empreendimentos estão operando apenas com as operações essenciais.

Em nota, a Associação Brasileira de Shopping Centers, Abrasce, informou que está acompanhando de perto o avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil, e a recomendação é que os estabelecimentos adiem as cobranças dos aluguéis, pois o momento exige boas práticas de todos. Em seu site oficial a Alshop, a Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping informa que o aluguel do shopping relativo ao mês de março será cobrado de forma proporcional. Essa cobrança, será feita posteriormente e de forma negociada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.