Ouça ao vivo

O letrista Bernardo Vilhena que já trabalhou com Lulu Santos, Ritchie e Lobão

O rock Brasil dos anos 80 teve como grande marca a ótima  qualidade  dos  seus compositores   . E  um poeta, escritor  e letrista  contribuiu e muito com este panorama . Bernardo Vilhena com mais  430 músicas publicadas que se transformaram em vários sucessos  …  ele lançou  a sua primeira canção  em 1980 ao lado de Lulu Santos  que iniciava a sua carreia  agora como artista solo com a  gravação Gosto de Batom.

Bernardo Torres de Vilhena nasceu no Rio de Janeiro em 1949  e logo   se tornou fã  dos poetas Ferreira Gullar  com o seu legado para o teatro e Vinicius de Mores  com forte inclinação para  música. Em meio aos seus ídolos Vilhena aos 18 anos    transformou a  garagem da casa  de sua namora no seu refugio com uma pequena mesa, maquina e escrever e as paredes forradas com pôsters de bandas de rock, aonde escrevia os seus primeiros versos.

Na década de 70    Vilhena fez parte do   Nuvem Cigana,  um coletivo desenvolvido por  poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas .  Ao lado de nomes como  Ronaldo Bastos , Chacal, Dionísio de Oliveira  …  entre outros   com as suas apresentações performáticas  que serviram  de alicerce para vários movimentos culturais além de ajudar a promover uma geração de artistas que consolidou   o   rock Brasil dos anos 80.

Junto com o cantor e compositor inglês  Ritchie, Bernado Vilhena assinou mais de 34 composições   sendo  a  canção Menina Veneno  como o carro chefe dessa parceria , composição que está presente no  álbum Vôo do Coração de  1983. Os números entorno de Menina Veneno impressionam  ela foi a música  mais tocada nas rádios do Brasil o compacto teve 500 mil cópias vendidas e o lp atingiu em vendas a robusta marca de 700 mil cópias.

E também ao longo dos anos 80 com a consolidação do rock brasileiro  outra parceira de sucesso foi com o cantor e compositor Lobão .  A dupla  lançou  ao lado de outros compositores mais de 40 músicas.  E em 1987 o álbum  Vida Bandido de Lobão teve  7  das 10 do álbum assinadas   por Bernado Vilhena.

Bernardo Vilhena  antes de viver a sua  experiência  como letrista de grande reconhecimento ,  trabalhou como redator de publicidade e escritor. Lançou   seus próprios livros  e também poemas de sua autoria incluindo  a  antologia “ 26 Poetas hoje” .  E   em 2015  há  35 anos fora do mercado  lançou  o Livro de poemas  Uma Vida Bandida e outras  Vidas, no qual reuniu seus  poemas já lançados além de textos inéditos.

Bernardo Vilhena não ficou restrito ao  universo do  rock.  Ele assinou canções de artistas de soul, jazz, funk , MPB .  O texto de Vilhena  ajudou a lançar  Cláudio Zoli como interprete foi  a canção  Livre para Viver  que faz parte do primeira lp  do artista  de 1986 . Alias essa parceria com Claudio Zoli também teve uma outra etapa em 2001 no  cd Na Pista.

E com a canção Rei de Maio texto de Bernardo Vilhena   que faz parte do álbum SambaLand Club 2002  do Simoninha  que esta edição fica por aqui !

 

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.