Ouça ao vivo

Pais devem falar com filhos sobre pandemia

Em momentos de reclusão, exigidos como medida de prevenção ao avanço da pandemia, as crianças podem não entender a gravidade da situação. Por isso os pais devem conversar com os pequenos e explicar os últimos acontecimentos de maneira direta e lúdica.  É preciso ainda respeitar a idade da criança e medir bem as palavras usadas.

A escritora Alda de Miranda é autora de um e-book, distribuído gratuitamente, sobre essa situação. A obra, intitulada como Coronavírus Não é Bicho Papão, explica todo o problema trazido pela nova doença, numa linguagem direcionada aos mais jovens. Ela afirma que os pais tem que entender que as crianças tiveram toda sua rotina alterada e que elas precisam entender porque isso aconteceu. “Com essa situação do coronavírus, tem muita criança assustada. A criança ouve uma conversa aqui, outra ali, vê as notícias, tem a rotina alterada, deixa de ir na escola. O momento agora é de buscar a calma. Os pais têm que acalmar”, afirma.

O cuidado ao se falar com uma criança sobre a pandemia também deve ser tomado. Alda de Miranda afirma que a mente de uma criança é um terreno muito fértil para a imaginação e que alguma coisa relativamente simples pode se tornar um problema ainda maior. “A conversa precisa acontecer de uma forma muito leve e lúdica. É claro que a explicação vai variar conforme a idade. Quanto menor a criança, mais simples deve ser a explicação. Mas temos que entender que a cabeça de uma criança é cheia de imaginação. O que pode ser banal para um adulto, podem ser muito grandes para uma criança”, disse.

O e-book Coronavírus Não é Bicho Papão, pode ser baixado de graça na internet. O interessado deve acessar o link abaixo:

https://mindfulnessincompany.com/ebook/Coronavirus-nao-e-bicho-papao.pdf

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.