CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pandemia começa a mudar rotina de Campinas

A pandemia de coronavírus, aliada ao crescimento do número de casos no Brasil, começa a mudar a rotina de Campinas. Somente nesta quinta-feira importantes instituições e órgãos públicos anunciaram providências

Pandemia começa a mudar rotina de Campinas
Foto: Valéria Hein

A pandemia de coronavírus, aliada ao crescimento do número de casos no Brasil, começa a mudar a rotina de Campinas. Somente nesta quinta-feira importantes instituições e órgãos públicos anunciaram providências que estão sendo tomadas para combater o avanço da transmissão da doença. A Unicamp, por exemplo, suspendeu todas as atividades até o dia 29 deste mês. A justificativa apresentada pelo reitor Marcelo Knobel é a presença do Hospital de Clínicas da Universidade dentro do campus, o que poderia facilitar a transmissão do coronavírus na comunidade acadêmica.

“No nosso caso especificamente, nós temos uma situação peculiar. Dentro da própria Unicamp, nós temos todas as áreas de saúde, que é uma unidade referenciada dentro do sistema. E essa área de saúde inteira fica dentro do nosso campus. E existem pessoas que circulam na área de saúde, que circulam em outras áreas da universidade, compartilhando o mesmo refeitório, usando o mesmo transporte. Isso é uma situação particular da Unicamp e baseado em critérios técnicos, a gente tem uma situação diferenciada. Portanto resolvemos determinar a suspensão preventiva das atividades”, afirmou.

O setor público também tomou providências em relação à pandemia. A secretaria de esportes cancelou, por tempo indeterminado, todas as 112 atividades desenvolvidas para a terceira idade no município. Segundo o secretário responsável pela pasta, Dário Saadi, a medida é necessária para proteger essa parcela da população, mais vulnerável ao novo vírus.

“Nós vamos suspender as 112 atividades que a secretaria de esportes têm para a terceira idade. O idoso faz parte da parcela da população mais vulnerável ao coronavírus. Nós já estamos entrando em contato com todos os envolvidos nestas atividades, informando sobre nossa decisão. Este é um modo que nós encontramos para impedir a propagação do vírus entre a população da terceira idade”.

O legislativo municipal também se movimentou. O vereador e presidente da comissão de política social e saúde, Pedro Tourinho, do PT, protocolou um ofício à presidência da Câmara Municipal pedindo a suspensão por 15 dias das audiências públicas e eventos com aglomeração de pessoas nas dependências do legislativo da cidade como medida de prevenção da disseminação do coronavírus.

“Uma das medidas mais eficazes para combater a disseminação dos vírus é o distanciamento social das pessoas, que quando bem implementada, permite que os sistemas de saúde não sejam sobrecarregados. Isso significa suspender a realização de eventos esportivos, públicos, políticos, religiosos e outros, que concentram um grande número de pessoas. Esses são momentos em que o número de novos casos pode ter um crescimento muito vertiginoso”, afirma.

A Câmara de Campinas cancelou as Audiências Públicas desta sexta-feira, que discutiria as regras do Camprev, e também do dia 17 de março, que debateria três projetos de resolução que fazem alterações no Regimento Interno da Casa. A decisão partiu do presidente da Comissão de Constituição e Legalidade da Casa, vereador Luiz Cirilo, do PSDB, que levou em consideração a orientação do vereador Pedro Tourinho  sobre a prevenção ao coronavírus.

Mesmo com toda a preocupação com a pandemia, a secretaria de saúde de Campinas reforçou que ainda não motivos para o cancelamento e suspensão de eventos e aulas na cidade. Mas de todo o modo, o secretário de saúde, Cármino de Souza orientou que os moradores evitem aglomerações e pediu atenção em locais como shoppings. “Não podemos tomar medidas intempestivas. Então, a limpeza de chão, escadas e maçanetas é importante. E não é o momento de parar as escolas, mas de evitar aglomerações”, explica.

Com previsão de um público estimado em 12 mil pessoas, o dérbi de Campinas, entre Guarani e Ponte Preta, deve ocorrer sem nenhum tipo de restrição. A partida acontecerá nesta segunda-feira, às 20 horas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A orientação das autoridades é para quem estiver com qualquer sinal de gripe evitar ir ao estádio.

Compartilhe

Conteúdos