A Prefeitura de Campinas está instalando pontos provisórios ao longo do Corredor BRT da Avenida das Amoreiras. O objetivo é fazer com que parte das linhas que circulam pela via usem a nova faixa exclusiva, já pronta em vários trechos. Com isso, o embarque e o desembarque deverão ser feitos à esquerda, de forma improvisada, como já acontece em um trecho do Corredor Campo Grande.
Ainda não se sabe quais linhas vão operar dessa forma improvisada, mas as mudanças nos pontos no centro já têm esse objetivo: as linhas, que até então usavam portas à esquerda com embarque e desembarque pela pista externa do Corredor Central, passaram a operar do lado direito.
A operação improvisada dos corredores BRT fazem com que os passageiros se acostumem, mesmo ainda fora das estações futuras. Como as obras não ficarão totalmente prontas dentro do prazo, a Prefeitura já está estudando formas de operar o corredor mesmo que de forma parcial e usando algumas das estações já quase prontas.
A reportagem percorreu todo o trajeto do corredor na Avenida das Amoreiras e pôde constatar que até agora foram instalados os esqueletos metálicos reaproveitados. Nos pontos instalados no canteiro central, entre o bairro São Bernardo e a Vila Rica, foram construídos também piso cimentado.
Em nota encaminhada a reportagem, a Emdec confirma a instalação de 14 abrigos provisórios no Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras. De acordo com a empresa, após a ativação dos abrigos, algumas linhas passam a circular nas faixas exclusivas, ampliando a fluidez do trânsito. As linhas impactadas e a data de início da nova operação ainda não foram definidas. A medida, segundo a Emdec, é temporária e válida até que a operação do sistema BRT seja ativada.
A nota esclarece que, futuramente o embarque e desembarque de passageiros nas estações que compõem o BRT de Campinas será em nível, com veículos no padrão BRT operando em sincronia com as portas automáticas. A instalação de abrigos nas faixas exclusivas também é adotada, desde agosto de 2019, no Corredor Campo Grande.
Dez linhas já circulam na Avenida John Boyd Dunlop com pontos de embarque/desembarque provisórios junto às estações, no trecho entre o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, no Satélite Íris, e o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence.