Ouça ao vivo

Escolas de Campinas são alvo de vândalos

Foto: Divulgação

Três escolas estaduais de Campinas foram vandalizadas entre a última sexta e segunda-feira. Na Celeste Palandi de Mello – no Jd Campo Belo, os criminosos entraram para procurar alimentos, entre outros objetos. Na Escola Estadual do Jardim Ouro Preto, as portas e fechaduras foram arrombadas e produtos da cozinha, como merenda congelada, foram levados.

Além disso, outra parte dos produtos foi organizada e disposta pelos criminosos para ser levada em uma segunda oportunidade. Já, na Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé – no DIC 1 – as salas de aula foram vandalizadas e parte de uma parede foi danificada para o acesso ao interior da escola.

Uma professora da Eduardo Barnabé, que pediu para não ser identificada e teve a voz distorcida, conta que um buraco foi cavado na parede da escola. A Escola passou por uma grande reforma estrutural, patrimonial e pedagógica, o que aumenta a preocupação com o risco de furtos. O receio da escola é que neste período, onde a crise se intensifica por causa da Covid-19, estes episódios se intensifiquem.

No início do ano, houve uma reunião para informar a comunidade local sobre a importância da preservação do patrimônio da escola, que pertence à comunidade. Por isso, a diretoria da escola acredita que os vândalos possam ter vindo de outras localidades.

A Diretoria Regional de Ensino de Campinas informou que após estas tentativas frustradas de furto, as escolas em questão inseriram os casos na plataforma Placon e irão registrar boletins de ocorrência e as manutenções necessárias foram feitas.

Em nota a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o patrulhamento no entorno das escolas segue sem alteração, por meio dos programas de Radiopatrulhamento, Força Tática e Ronda Escolar.

A Polícia Civil está em contato com as diretorias dos locais para que os fatos possam ser registrados e devidamente apurados. O trabalho das polícias na região resultou na queda de 16,6% dos furtos e na prisão de 290 pessoas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dia do churrasco: veja dicas e cortes mais indicados para um bom resultado

Felipe Rosseli é empresário do ramo de venda de carnes e itens para churrasco há 20 anos. Segundo ele, o mercado está cada vez mais se reinventando. Um exemplo disso é que 70% das vendas do negócio são feitas por aplicativo de celular. Para o empresário, as pessoas estão buscando mais comodidade na hora de planejar acender a churrasqueira

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.