O novo coronavírus está modificando a rotina também no calendário letivo das faculdades privadas e nas universidades públicas. Em Campinas, a Unicamp e a Facamp anunciaram, na quinta-feira, 12, a suspensão das atividades presenciais. Além disso, a matrícula dos novos alunos da Unicamp também sofreu alteração de datas. Segundo a Comissão de Vestibulares, em razão da suspensão das atividades na Unicamp até o próximo dia 29 de março, as matrículas das 7ª e 8ª chamadas do Vestibular 2020 serão realizadas de maneira eletrônica, na página da Comvest na internet. As datas do calendário para essas chamadas estão mantidas.
O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, explicou que a universidade vive uma situação peculiar e por isso houve a necessidade de suspender as atividades da educação nos campi. De todo modo, as medidas estão sendo adotadas de forma tranquila e sem prejudicar os alunos. “Dentro da Unicamp, nós temos toda a área de saúde, que é uma unidade referenciada nesse tipo de atendimento. Como as pessoas que circulam nesta área também frequentam outros locais da universidade, decidimos suspender as atividades até o final do mês”, disse.
A Faculdade São Leopoldo Mandic, também transferiu as aulas presenciais para a modalidade de ensino à distância. Segundo o médico coordenador do curso de medicina da faculdade, Guilherme Succi, para os alunos dos 5º e 6º ano e médicos residentes, as atividades permanecem sem alterações nas unidades de saúde e se necessário for os ajustes serão feitos pelo coordenador de área. De acordo com Guilherme Succi, ainda não há uma data definida para a volta das aulas presenciais. “Nós não sabemos precisar o momento de interromper essa medida. Estamos muito atentos ao problema e vamos agir com cautela, acompanhando diariamente”.
Na PUC-Campinas foi criado um comitê permanente, composto por gestores e profissionais de saúde, para acompanhar o desenvolvimento do Covid-19 e a evolução dos casos de coronavírus na instituição. O Comitê estipulou um protocolo de ações a ser implementado em etapas de acordo com a evolução da situação no Brasil e, em especial, em Campinas e região. Por isso, os procedimentos serão divulgados de forma gradativa, e atualizados de acordo com as orientações dos órgãos de saúde pública. Na Unip informou que somente as unidades do Distrito Federal interromperam as aulas por tempo indeterminado. Nas demais unidades as atividades estão mantidas.