Ouça ao vivo

Vivaldi – Coragem para Romper com as Regras.

Nessa  edição vamos  compartilhar com você o sentido das  “ transformações”.

Para ilustrar essa temática, apresentamos  o compositor barroco Vivaldi e sua obra :

“AS 4 ESTAÇÕES”.

Ao longo de 4 décadas Antonio Lucio Vivaldi, nascido na cidade Italiana de Veneza em 1678, promoveu uma significativa mudança na estrutura formal e rítmica dos concertos, além de romper com as regras vigentes da sociedade do final do século 17 e início do 18.

 

Igreja de São João em Bragora, local da batismo de Vivaldi

 

Já utilizada em comercial, som ambiente e cinema, a obra tem como característica marcante a presença forte da sonoridade dos naipes de cordas, principalmente o violino.  De todos os movimentos, talvez o mais famoso é o  que anuncia a chegada da primavera.

Apelidado de “ padre vermelho ” pelos cabelos ruivos e a tentativa do  sacerdócio, Vivaldi se dedicou exclusivamente à música. Ele nunca se casou, mas sempre esteve cercado por muitas mulheres, especialmente Anna Giraud, aluna e cantora, que o acompanhou até a sua morte.

Em As 4 Estações, o compositor conseguiu de maneira primorosa passar com a música, as sensações sinestésicas . A obra ultrapassou o limite da audição, nós podemos sentir a brisa, tremer de frio, e perceber como o outono é mais lento, fluindo em  câmera lenta

 

No século 18 Veneza se consolida como um centro cultural

 

Elevado à categoria de gênio, foi um dos mais influentes do período  barroco, sendo mais tarde referência para Bach. Apresentou-se para reis e rainhas, mas sempre foi pessimamente remunerado. Perdeu  a reputação devido à suas convicções. Ficou no ostracismo por 200 anos e só em 1939 suas inúmeras peças : sonatas, operas e os concertos, voltaram a ser executadas.

Vivaldi morreu em Viena em 1741 aos  63 anos. Foi enterrado numa vala comum, sem nenhuma honraria. Com certeza, o músico experimentou todas as estações da vida, as boas e as ruins, mas o tempo “ que é “ o eternizou. E teremos Vivaldi para sempre.

 

Produção francesa de 2006. Antônio Vivaldi – Um Príncipe em Veneza.

 

 

 

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.