Cepagri considera satisfatório volume maior de chuva

De acordo com dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o Cepagri da Unicamp, o volume de chuva em Campinas no mês passado foi 14% maior do que a média prevista. Em fevereiro, foi registrado 216 milímetros de precipitação. O esperado para o período era de 190,5 mm.

Segundo os registros do Cepagri, a última vez que a cidade registrou um acumulado de chuvas acima da média prevista foi em 2016. Em fevereiro daquele ano, o volume foi de 283 milímetros de chuva. Em 2019, Campinas teve 174 milímetros de precipitações no segundo mês do ano.

De acordo com a diretora do Cepagri, Ana Ávila, apesar da grande quantidade de chuva, o volume foi considerado satisfatório para o verão. Ela também cita que em fevereiro foram registradas duas frentes frias acompanhadas de massas de ar frio, o que justifica a queda nas temperaturas.

No verão do ano passado, a temperatura bateu a casa dos 36,2º. Neste  ano, chegou a 33º. A situação é considerada dentro da normalidade, pois, diferente dos verões anteriores, desta vez não houve interferências dos fenômenos El Niño e La Niña.

Outra característica do verão deste ano, foi a variabilidade espacial com chuvas mais concentradas em determinadas regiões. Essa característica, segundo a Ávila, explica o volume maior de chuvas na região de Piracicaba, o que causou vários pontos de alagamentos em mais de uma ocasião. As chamadas linhas de instabilidades foram monitoradas pelo Cepagri para alertar os departamentos de Defesa Civil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sanebavi lança programa para renegociar dívidas com até 95% de desconto

Hortolândia alerta empresas sobre golpe de falsa taxa sanitária

Braço-direito de líder do PCC é preso em Mogi Mirim

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.