Ouça ao vivo

Pagamento do 13º gera fila em Campinas

Foto: Valéria Hein

A antecipação a partir desta sexta-feira  para o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS gera mais uma ameaça ao isolamento social por causa do aumento nas filas nas agências bancárias e Lotéricas de Campinas, que já estavam grandes, na Caixa Econômica Federal, por exemplo, por causa do pagamento do auxílio emergencial.

As agências da Caixa passaram a funcionar em horário especial, das 8h às 14h, sendo, das 8h às 9h,  atendimento exclusivo para o público de risco para o contágio do coronavírus, e depois das 9h para a população em geral, mas apenas para atendimento de serviços essenciais. Esse  horário especial inclui o pagamento da antecipação do 13º.

Por isso, as filas já estavam bem grandes na manhã desta sexta-feira, principalmente na agência da Caixa, do Avenida Francisco Glicério. Porém está sendo respeitada a distância entre uma pessoa e outra, com demarcação no solo. Na agência da Caixa da Barão da Barão de Jaguara, a fila estava um pouco menor pela manhã, mas também com grande movimentação. Já as Lotérias do centro apresentavam fluxo bem menos intenso de pessoas, sendo uma boa opção para realizar a operação.

A decisão de antecipar de Julho para Abril o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS visa reduzir o impacto financeiro da pandemia do coronavírus. O pagamento será em etapas. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito será entre os dias 24 de abril e 8 de maio, considerando o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Os que possuem renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio, conforme a Tabela de Pagamento 2020. A primeira parcela beneficia nesta primeira etapa 30,7 milhões de pessoas, o equivalente a R$ 23,7 bilhões. A segunda parcela será depositada entre 25 de maio e 5 de junho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.