A Boa Notícia de hoje é a publicação de um artigo pelo professor de Microbiologia da Universidade de Navarra, na Espanha, Ignacio López-Goñi. O texto do especialista aponta elementos que trazem esperança em meio à pandemia de coronavírus e ganhou fama e traduções nas últimas semanas.
Em um desses itens, por exemplo, ele usa o que aconteceu a partir de 1981, com um vírus misterioso que demorou dois anos para ser identificado: a AIDS. Na época, lembra que foram necessários muitos meses de esforços para identificar o vírus que causou a doença, o que tornou a retenção ainda mais desafiadora.
Para ele, desta vez a situação é totalmente diferente, o que vai permitir uma resposta mais rápida dos cientistas, pesquisadores, médicos e especialistas. O espanhol fala das datas: os primeiros casos foram relatados na China em 31 de dezembro de 2019 e, em 7 de janeiro, o vírus já havia sido identificado.
Lembrando que há dezenas de estudos sobre desenvolvimento de vacinas em diversos países do mundo. A OMS diz acompanhar cada uma deles.