A Boa Notícia: grupo cria válvula para respiradores

Valéria Hein

Um grupo formado por quatro brasileiros de Barretos, no interior de São Paulo, e dois holandeses criou um protótipo que permite o compartilhamento dos respiradores entre dois e quatro pacientes graves com a covid-19.

Os suportes respiratórios são essenciais porque a doença ataca os pulmões, mas não existem em números suficientes no Brasil e na maioria dos países. Os custos também são um desafio e os hospitais sofrem com a falta de soluções.

Com isso, o grupo de pesquisadores criou uma válvula menos onerosa às unidades de saúde. O dispositivo é fruto de uma proposta mundial lançada pela universidade de medicina John Hopkins, nos Estados Unidos.

O trabalho elaborado pelos brasileiros foi selecionado entre as 200 melhores ideias e entrou em fase de testes, e inclui ainda um software que rastreia pacientes da doença com características respiratórias parecidas.

A chamada complacência pulmonar auxilia no compartilhamento dos ventiladores de forma mais certeira. Com isso, as válvulas criadas, quando acopladas diretamente nos respiradores, podem funcionar melhor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.