Ações de solidariedade se multiplicam na pandemia

Foto: divulgação/Thiago Peixoto

A crise de saúde pública e econômica provocada pela pandemia de covid-19 em todo o mundo deixou um grupo grande de pessoas em situação de vulnerabilidade. Este fato acabou gerando uma onda de solidariedade que tem chegado a todo lugar, em vários graus de intensidade. Em Campinas não é diferente e boas ações estão acontecendo em todos os cantos da cidade.

Um exemplo está no Jardim Nova Europa, onde alguns dos comerciantes da Avenida Baden Powell se uniram e criaram uma prateleira solidária. Uma gôndola foi colocada na via pública com vários tipos de itens e alimentos. Quem quiser ajudar, basta doar algum produto e colocar na prateleira. E quem estiver precisando, basta ir até o local e fazer a retirada. Um dos idealizadores da ação, Thiago Peixoto, disse que a ideia é simples e ajuda ao mesmo tempo quem quer doar e quem precisa de fazer doação. “Ficam disponíveis 24 horas por dia. Para que as pessoas que queiram doar e para as pessoas que precisam. Elas chegam nas gôndolas e escolhem os produtos que estão precisando”, explica.

Outra ideia parecida pode ser vista no bairro Taquaral. Empresários e a população em geral se uniram e criaram um varal de doações, onde sacolas com alimentos são amarradas no portão 06 da lagoa, para retirada por aqueles que necessitam. O empresário Alex Giorgi se uniu a proposta e também disponibilizou uma prateleira solidária no local. Ele disse que depois que ficou sabendo do varal, quis ajudar imediatamente. “A ideia da prateleira foi essa: eu tinha visto o vídeo do varal solidário e pensei que isso atenderia bem o pessoal em situação de rua. Aí decidir somar e levei a prateleira para as pessoas que passam por dificuldades. Assim eles podem conseguir um pouco de arroz, feijão, macarrão. Enfim, toda essa situação que a gente sabe que neste momento iria ajudar”, revela.

Os representantes dos chamados serviços essenciais, que mantiveram suas atividades durante a quarentena imposta pelo estado também se movimentaram. Os postos de combustíveis, por exemplo, estão recebendo doações que serão destinadas ao Banco de Alimento de Campinas. De acordo com o presidente do Recap, Flávio Campos, isso é uma responsabilidade das empresas, que entendem que as ações se tratam de uma ação humanitária. “O recap se engajou no Banco de Alimento de Campinas, em primeiro lugar é porque é uma questão humanitária, neste momento de crise. Depois a gente entendeu que as doações poderiam ser feitos nos postos, que são locais abertos, sem aglomeração e que não oferecem riscos para quem quiser doar”.  A lista dos postos de Campinas que estão recebendo doações pode ser conferida na página recap.org.br.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso ao exigir dinheiro de rede de farmácias para evitar publicações falsas

Morre bebê de um ano e quatro meses internado em Campinas; mãe e padrasto seguem presos

Consumidores reclamam de alta nas ceias; APAS diz que reajuste é o menor em 8 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.