Campinas propõe reabertura do comércio

Foto: Henrique Bueno

A prefeitura de Campinas enviou ao Governo do Estado um pedido de antecipação em uma semana de reabertura gradual do comércio da cidade, em quarentena devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Se tiver uma resposta positiva do Palácio dos Bandeirantes, a reabertura deverá começar na segunda-feira, 04 de maio, em três fases, com duração de 14 dias cada.

A primeira fase prevê a o atendimento individual e a pequenas aglomerações. Deste modo será necessário manter um distanciamento de dois metros dentro dos estabelecimentos e o controle de acesso de pessoas ao comércio em questão. Será permitida a abertura do comércio varejista, academias e estúdios de pilates, salões de beleza, todos com atendimento individual e com hora marcada.

Os escritórios e restaurantes terão atendimento máximo de até 30% de sua capacidade. Além disso, instituições religiosas poderão realizar cultos e missas, desde que mantenha o distanciamento entre as pessoas, com ocupação máxima de 30%. Estacionamentos também serão liberados. Cirurgias eletivas nos hospitais poderão ser realizadas, desde que não haja internação dos pacientes. Os atendimentos ambulatoriais também serão retomados.

Essa fase terá duração de duas semanas. Se a avaliação feita pela prefeitura após esse período for positiva, a prefeitura iniciará a segunda fase do plano de reabertura das atividades econômicas do município. Dentro dessa avaliação, estará a situação dos hospitais. Nesta fase, os shoppings serão reabertos, com capacidade máxima de 50%. O controle de acesso será feito pelos estacionamentos. A capacidade dos restaurantes e das igrejas passam a ser de 50%. Cinemas, teatros e estádios poderão ser reabertos desde que se mantenha o distanciamento entre as pessoas e capacidade de 30%. As cirurgias eletivas que requerem internação poderão começar a ser agendadas.

A segunda fase prevê ainda a reabertura de escolas e creches, com menor ocupação e regras rígidas de distanciamento entre as mesas e cadeiras dos estudantes. Também será necessária a ventilação das salas de aula, higienização dos equipamentos das unidades e limitação do número de alunos em áreas comuns da escola. Os pais poderão manter os filhos em casa, sem ter nenhum prejuízo escolar.

A fase três, caso a avaliação das etapas anteriores seja positiva, representa o que o prefeito chamou de quase normalidade. Mantem todas as medidas adotadas nas fase anteriores e permite a reabertura de clubes, escolas esportivas e academias. Também permite a reabertura total do comércio, dentro da sua capacidade de atendimento. Serviços de alimentação e restaurantes também retomarão a normalidade. Bares e casas noturnas poderão ser reabertas com 30% de sua capacidade. Cinemas, teatros igrejas e estádios terão a capacidade fixada em 50% de sua capacidade. Visitações em hospitais e lares de idosos passarão a ser permitidas, desde que se respeite alguns critérios estabelecidos pelo município.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette afirmou que todo o processo será avaliado constantemente e se, em algum momento houver indicação, a reabertura poderá ser suspensa. “Eu não vejo nenhum problema se a gente iniciar esse processo e lá na frente a gente tiver que dar uma marcha a ré. Por isso peço a compreensão de todos, para respeitar as recomendações que a secretaria de saúde está passando”, afirma.

Se o plano não tiver a aprovação do governo de São Paulo, o prefeito disse que acatará a decisão do Palácio dos Bandeirantes. “Eu não vou judicializar a questão. Vamos conversar para que a gente não tenha problemas”, garantiu. Em relação ao transporte público, a prefeitura informou que os secretários de saúde, Cármino de Sousa, e o de transporte, Carlos José Barreiro, vão se encontrar nesta semana para discutir a normalização do sistema.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.