Ouça ao vivo

Mulher de 91 anos é terceira vítima em Campinas

Uma mulher de 91 anos que morreu no dia 31 de março é a terceira vítima de covid-19 em Campinas. Ela é uma dos 44 infectados pelo coronavírus na cidade, que descartou outras 86 suspeitas e ainda espera a realização de 752 exames.

Em coletiva de imprensa através das redes sociais, o prefeito Jonas Donizette, do PSB, detalhou que sete pacientes contaminados estão internados, sendo seis em estado grave. Os demais estão em casa e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Na transmissão, Jonas detalhou que a idosa morta possuía outras complicações de saúde e disse que outro óbito pela doença foi registrado em um hospital do município, mas adiantou que o caso deve ser listado a outra cidade da região.

“O novo óbito é uma mulher de 91 anos. Pela idade, já possuía outras doenças. Ela estava internada em um hospital da rede privada. O outro óbito não deve aparecer na relação de Campinas, porque é de outra cidade da região”, explica.

O chefe do Executivo também negou o risco de haver mortes não contabilizadas, ou classificadas equivocadamente como causadas pelo novo coronavírus. Ele argumentou que publicou uma nova norma sanitária sobre os sepultamentos.

A medida limita a 10 o número de parentes e amigos em velórios e funerais e estabelece distanciamento e cuidados no manejo do caixão das pessoas com suspeitas do vírus, mesmo que a confirmação por exame ainda esteja pendente.

Sobre a chance de subnotificação dos casos em Campinas, no estado e no Brasil, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, diz que a capacidade de realização de testes é insuficiente e lembra o acordo que prevê fazer os exames na Unicamp.

“Há uma definição do governo estadual de que o Butantã vai ajudar o Adolfo Lutz, que está com 16 mil testes a serem realizados. Aqui em Campinas, tivemos o laboratório da Unicamp habilitado e faremos os testes aqui na cidade”, alega.

Enquanto o número de amostras é alto e segue à espera de análise, o secretário acredita que os esforços do município, do estado e do Governo Federal convergem para que as notificações cresçam e sejam cada vez mais realistas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.