A reportagem da CBN Campinas percorreu alguns estabelecimentos comerciais de Campinas que possuem autorização para funcionarem durante a quarentena, como bancos, supermercados, farmácias e lojas de material de construção. O objetivo foi constatar o cumprimento do decreto do Prefeito, Jonas Donizette, assinado nesta quarta-feira, que impõe novas regras, como barrerias físicas nos caixas e alertas sobre manter a distância entre as pessoas. Foram visitados dois supermercados e duas farmácias, no centro e no Jardim Londres e uma loja de material para construção na Rodovia Anhanguera.
Em todos eles, foram instaladas barreiras com uma material plástico transparente, bem resistente, entre o cliente e o funcionário do caixa. Na loja de material de construção, todos os funcionários estavam também usando máscara de proteção. Já nos dois supermercados, a maioria não utilizava. Para essa norma foi permitido um prazo maior de adaptação de 7 dias e uma funcionária de um deles disse à reportagem que já foi orientada pela administração do estabelecimento que terá que passar a usar a proteção na próxima semana.
Nas farmácias, os funcionários já utilizam a máscara, porém não há a barreira de proteção. No entanto, foram colocadas fitas de isolamento e placas orientando manter distância dos balcões de atendimento e caixas. No supermercado do Jardim Londres, que fica na Avenida John Boyd Dunlop, foi verificada uma pequena aglomeração entre os clientes nas filas dos caixas. Para evitar essa situação, no supermercado da Rua Regente Feijó, adesivos no chão determinam a distância de um metro e meio entre um cliente e outro na área dos caixas. Ainda em obediência ao decreto, os estabelecimentos que possuem lanchonete no seu interior, como ocorre na loja de material de construção visitada, tiveram que fechá-los temporariamente.