Ouça ao vivo

Coronavírus transmite e mata mais do que H1N1

Virus, 3D render

A comparação entre o H1N1 e o coronavírus é comum, já que a gripe A tem características semelhantes às da Covid-19. No entanto, as principais diferenças entre as duas doenças justificam a  recomendação para medidas de precaução, como o isolamento social e o fechamento do Comércio, por exemplo, que não ocorreram na pandemia do H1N1, em 2009. A covid-19 é causada pela variação de um vírus desconhecido, ao contrário da Gripe A, que já circulava no nosso meio através de outros tipos de influenza.

De acordo com o médico patologista, clínico e pediatra do Laboratório Franceschi e Diretor Regional do Interior de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Gabriel Franceschi Marchiori, a principal diferença é que a influenza leva menos de 0,1% de pessoas a óbito. Já, no coronavírus, essa porcentagem sobre para  3 a 4%.

Ele explica que um dos  motivos para isso é que não existe imunidade prévia conhecida por ser um vírus desconhecido. De acordo com Gabriel Franceschi, além da maior letalidade, a taxa de transmissão do coronavírus preocupa muito mais as autoridades de Saúde do que no caso da Gripe A. Com relação ao uso de EPIs – equipamentos de proteção individual – a lavagem das mãos é a principal recomendação e o uso de máscaras continua sendo a principal discussão hoje. Outra diferença entre as duas doenças é que enquanto o coronavírus pode levar até 14 dias para começar a gerar sintomas, a influenza se manifesta após mais ou menos quatro dias depois da infecção. Em ambos os casos, pacientes assintomáticos são capazes de disseminar a doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.