CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Cuidados com alimentos previnem contra coronavírus

A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que a população em geral passasse a ficar mais atenta com cuidados básicos de higiene. O trato dos alimentos passou a ser

Cuidados com alimentos previnem contra coronavírus
A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que a população em geral passasse a ficar mais atenta com cuidados básicos de higiene. O trato dos alimentos passou a ser mais detalhista. Como supermercados seguem abertos e recebendo muita gente que precisa de fazer as compras do dia a dia, fica a dúvida sobre uma suposta transmissão […]

A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que a população em geral passasse a ficar mais atenta com cuidados básicos de higiene. O trato dos alimentos passou a ser mais detalhista. Como supermercados seguem abertos e recebendo muita gente que precisa de fazer as compras do dia a dia, fica a dúvida sobre uma suposta transmissão do vírus pelos alimentos. Nos surtos anteriores causados por coronavírus não houve transmissão desta maneira.

E não há qualquer evidência científica de que os animais de corte para consumo humano, como bovinos, aves ou suínos, sejam portadores ou tenham a doença causada pelo novo coronavírus. Porém o risco está nos alimentos que são comercializados in natura, como frutas e verduras e nas embalagens. O alimento ou sua embalagem são apenas veículos, ou seja, podem ter a superfície contaminada caso tenham sido manipulados por alguém com a doença, assim como uma maçaneta de porta ou qualquer outro objeto.

Segundo a terapeuta nutricional e mestre em alimentos e nutrição, Kelly Ferreira dos Santos, basta higienizar que não há problema. Ela explica que os alimentos devem ser lavados com uma mistura de água e água sanitária. “A melhor forma de eliminar, caso haja a contaminação do vírus na superfície do alimento é a solução clorato. A gente utiliza uma medida de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária, indicada para a descontaminação dos alimentos”, explica.

Nos casos dos alimentos prontos, como aqueles entregues por delivery, não há risco de contaminação, porque o produto foi cozido. A terapeuta nutricional diz que neste caso, o problema está na embalagem. Segundo Kelly Ferreira dos Santos, basta eliminar a embalagem quando receber a entrega e lavar bem as mãos antes de comer. “Quanto aos alimentos de delivery, que são entregues em nossa casa, sempre tomar cuidado também para transferir para outros recipientes, que são da nossa casa, que estão limpos e a gente sabe que é seguro”, disse. O tratamento dos alimentos pelo calor, como cozimento e fritura, quando feito corretamente, elimina os vírus caso estejam contaminando o produto cru. Ao comprar produtos alimentícios, seja nos pontos de venda ou on-line, o consumidor deve higienizar todas as embalagens e superfícies antes de colocar na geladeira ou na despensa.

Conteúdos