A rede estadual de ensino retomou as aulas a partir desta segunda-feira. Com as escolas ainda cumprindo decreto de quarentena por causa da pandemia de coronavírus, as atividades são ministradas pela televisão e por meio um aplicativo disponibilizado pela Secretaria Estadual da Educação. A ferramenta permite aos professores registrar a presença dos alunos, mesmo em casa. O subsecretário de Articulação Regional da Secretaria, Henrique Pimentel, explica que a estratégia foi pensada para que o conteúdo seja o mesmo das aulas presenciais.
As atividades online serão complementadas com material extra distribuído pela Secretaria Estadual da Educação. Os alunos e pais precisam agendar uma data para irem à escola retirar os kits. Segundo Henrique Pimentel, a entrega das apostilas é feita sem risco de aglomerações nas unidades de ensino.
O Governo de São Paulo, em princípio, pretende retomar as aulas presenciais na rede pública em julho. Por enquanto, as atividades remotas seguem cumprindo a carga horária determinada pelo Ministério da Educação. O órgão federal exige 800 horas de aula em um ano letivo, não obrigatoriamente dentro das escolas. Para o subsecretário de Articulação Regional, as novas ferramentas devem continuar sendo usadas também depois da pandemia de covid-19.
As emissoras de televisão que exibem as aulas são a TV Univesp e TV Educação, disponíveis em antenas digitais. Caso o aluno não tenha acesso aos canais, a mesma programação está disponível no aplicativo, baixado nas lojas virtuais e no site https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br. Os horários são divididos por série, nos períodos da manhã e da tarde. As famílias que não têm condições de pagar um plano de Internet terão o acesso patrocinado pelo governo. Segundo a Seduc, são 3,5 milhões de alunos na rede estadual de ensino.