Fisioterapia respiratória é vital contra covid-19

Foto: Liana Coll / Divulgação Unicamp

Muito profissionais da saúde são importantes no tratamento da covid-19. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem são alguns dos mais lembrados. Mas quem também tem papel de destaque no tratamento e recuperação são os fisioterapeutas. Isso por conta da fisioterapia respiratória, que ajuda os pacientes durante a internação e também após a alta médica.

A professora da Faculdade de Fisioterapia da PUC Campinas, Silvia Toledo Piza, explica como esses profissionais atuam durante a pandemia. “Pra auxiliar o paciente a tossir, respirar, ajustes de dispositivos de oxigênio, e os paciente que têm ventilação mecânica, os ajustes dos parâmetros que vão ajudar a recuperar as funções”.

Os fisioterapeutas têm papel fundamental em um momento de transição, no instante em que o paciente deixa de necessitar do uso de respiradores. “Um papel muito bonito do fisioterapeuta é a hora que o paciente melhora e você vem a participar do processo de retirada do ventilador mecânico, de forma que o paciente assuma sua autonomia para voltar a respirar sozinho”.

E mesmo após a alta, os exercícios respiratórios seguem sendo importantes, especialmente devido à possibilidade de sequelas deixadas pela covid-19. “É possível que alguns pacientes apresentem limitações respiratórias, que desenvolvam um quadro de fibrose pulmonar e necessitem de assistência ambulatorial, por exemplo”, explica a professora.

Devido a grande importância destes profissionais neste momento, o Hospital da PUC-Campinas e o Hospital de Clínicas da Unicamp se uniram, e produziram um vídeo no qual convocam fisioterapeutas a participarem do tratamento de pacientes da Covid-19.

Os interessados podem entrar em contato com o hospital da Puc-Campinas pelo site hospitaldapuc-campinas.com.br, ou pelo email: dolores-oliveira@hospitaldapuc-campinas.com.br . Com o HC da Unicamp, o contato pode ser feito pelo email servicofisioeto@hc.unicamp.br .

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Permissionários reclamam de precariedade nas tendas provisórias do Mercado Municipal; Setec responde

Brutalidade em Hortolândia: corpo de adolescente é encontrado mutilado em lagoa

Paulínia e Santo Antônio de Posse têm até hoje para justificar uso de verba federal da Política Aldir Blanc

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.