A Associação Brasileira de Franchising lançou uma campanha que prega a união e a solidariedade entre franquias e franqueados, como forma de enfrentamento da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. A ação é importante para a economia de Campinas, uma vez que a cidade está entre os 10 municípios com maior número de marcas, sendo a único que não é uma capital. Segundo dados da ABF, cidades do interior têm apresentado um crescimento maior desse tipo de atividade.
Além de Campinas, São José dos Campos e Jundiaí, também no interior paulista, Niterói, que compõe a região metropolitana do Rio de Janeiro e Uberlândia, no triângulo mineiro, apresentaram números muito positivos desde 2016. Deste modo, a campanha tem como proposta principal buscar a união de todos os agentes que compõem o setor para o enfrentamento da crise. O presidente da ABF, André Friedheim, afirma que paralelo a campanha, a entidade está buscando amparo econômico junto ao governo, aos bancos e aos shoppings, estabelecimentos comerciais que abrigam grande parte dos franqueados. “A gente está negociando com algumas instâncias: com governo, com shoppings centers e com bancos. A gente tem pedido aos shoppings que só cobrem o aluguel percentual neste período de crise, que não cobre as atividade promocionais, já que isto não está acontecendo. Que o custo de condomínio seja radicalmente reduzido”, disse.
Através da campanha, a ABF convida todos os franqueadores a compartilharem a campanha com seus franqueados, colaboradores e fornecedores, utilizando a hashtag #FranquiasJuntasPorTodos.