Interior começa a receber infectados da Grande SP

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann, informou que os pacientes de covid-19 da Grande São Paulo serão transferidos para hospitais do interior. A medida se justifica pelo índice atual de ocupação dos leitos de UTI.

Enquanto a capital paulista, por exemplo, tem 89% do total de vagas intensivas em uso, a taxa no estado é de 69,3%. Com isso, Germann determinou que as unidades de cidades de outras regiões do território paulista sejam a solução.

“A taxa no estado para leitos em unidades de terapia intensiva é de 69,3% e aqui na capital é de 89%. Então passamos agora, a partir deste final de semana, a utilizar os leitos do interior para o tratamento de pacientes da Grande SP”, diz.

Entre os locais que devem receber os doentes, estão o Hospital de Clínicas da Unicamp, definido como referência para casos graves, e o Ambulatório Médico de Especialidades, convertido para atendimento no surto, ambos em Campinas.

Na cidade, aliás, dos 680 leitos de UTI adultos, pediátricos e neonatais das redes pública e privada, 434 estão ocupados, o equivalente a 63,82%. O município também costuma atender moradores de cidades menores da região.

As vagas de UTI são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, a Cross. E de acordo com o último balanço oficial do governo do estado, São Paulo tem 2.375 mortes e 28.698 casos confirmados da covid-19.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.