Como contribuição do setor público com uma fatia do sacrifício que toda a sociedade vem enfrentando com a pandemia do coronavírus, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, anunciou o corte de 20% nos salários dele e dos secretários municipais por 60 dias. Na análise de Gustavo Reis, a flexibilização na cidade na abertura do comércio está em acordo com o decreto estadual por incluir nesta medida, apenas hotéis e bancas de Jornal.
Para Gustavo Reis, as medidas de prevenção para mitigar a transmissão do coronavírus e contribuir para achatar a curva de contágio estão sendo adotadas em Jaguariúna antes mesmo do decreto estadual. Portanto, segundo ele, quando o governador João Doria pede para que os prefeitos das cidades do interior de São Paulo voltem atrás sobre a reabertura de serviços não essenciais não se refere à Jaguariúna.
Para Gustavo Reis, o isolamento social é fundamental para salvar vidas, já que não existe vacina, nem tratamento para a covid-19. No entanto, ele acredita ser o momento de planejar uma reabertura gradual do Comércio. Jaguariúna tem seis casos de pacientes infectados com o coronavírus, sem nenhuma morte.