A pandemia provocada pelo coronavírus reduziu drasticamente a movimentação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O número de passageiros caiu 90% neste último mês, como informou a concessionária que administra o terminal aéreo. Deste modo a operação foi reduzida a níveis até então inimagináveis. Viracopos mantinha voos diários para 70 cidades do Brasil e de outros países como Portugal e os Estados Unidos. Hoje, são apenas 15 destinos que continuam com voos.
O aeroporto que mantinha uma média de 370 voos diários, viu esse número reduzir muito. Aos sábados, por exemplo, são apenas oito. O diretor de operações de Viracopos, Marcelo Mota, lamenta o desfecho que a pandemia trouxe para o aeroporto, que vinha se recuperando bem da crise econômica dos últimos anos. “Nós estávamos vindo em uma época econômica realmente muito boa, o aeroporto estava crescendo seu número de passageiros há 16 meses consecutivos, desde 2018. E de repente veio essa crise fenomenal nunca antes vista na história, que colocou toda a frota internacional de aviões no solo. É uma crise inimaginável”, afirmou.
A concessionária que administra o aeroporto informou ainda que os trabalhos no terminal foram reduzidos ao essencial, para a contenção de custo. Deste modo ficam abertos apenas os terminais em que acontecem o embarque de passageiros.