Pesquisadores da Unicamp estão participando da elaboração de uma pesquisa on-line para mapear o impacto da pandemia do novo coronavírus nos hábitos e comportamentos da população brasileira. O objetivo é saber até que ponto o período de isolamento social para conter a covid-19 afetou no trabalho, renda, alimentação, saúde física e mental, entre outros fatores.
De a cordo com Margareth Guimarães Lima, pesquisadora do Centro Colaborador de Análise de Situação em Saúde da Unicamp, a pesquisa visa conhecer os impactos do isolamento social no estilo de vida, na rotina e nos cuidados da saúde. A pesquisa é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e, além da Unicamp, também participa a Universidade Federal de Minas Gerais.
O formulário da pesquisa inclui dados como, local de domicílio, idade, renda e escolaridade e informações sobre como era a vida antes da pandemia e quais mudanças o coronavírus a doença provocou em diferentes aspectos. Os pesquisadores tem trabalhado para obter uma amostragem representativa da população, mas o questionário é aberto e é importante que mais pessoas, de diferentes setores da sociedade, participem.
Ainda não há uma previsão para a divulgação dos resultados da pesquisa, uma vez que a pandemia e os impactos ainda estão em curso, mas serão divulgados alguns dados preliminares antes da publicação do artigo científico.