Ouça ao vivo

Região leste concentra mais casos de covid-19

Foto: Reprodução

A região leste de Campinas, que inclui o centro e o Cambuí, registra a maior parte das confirmações do novo coronavírus. Entre os 99 doentes do município notificados até esta quinta-feira, 47 pacientes são moradores dessa localidade.

Os dados divulgados pela Prefeitura mostram ainda o total de casos dos demais pontos da cidade. Os bairros da área sul concentram o segundo maior índice, 24, e são seguidos pela norte, seis, e sudoeste e noroeste, ambas com quatro.

A soma, 85, se refere até 8 de abril e não considerou, portanto, outros 14 pacientes. Para o prefeito Jonas Donizette, o balanço reforça a preocupação com os trabalhadores de regiões mais pobres que prestam serviços na região leste.

“A gente considera a concentração na população de classe média e alta. Sudoeste, que engloba o distrito do Ouro Verde, e noroeste, o Campo Grande, têm poucos casos, mas concentram a grande força de trabalho” explica ele.

Responsável pelo estudo, a diretora da Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, esclarece ainda que a alta taxa de infectados em áreas consideradas mais nobres é explicada pelo acesso mais fácil das pessoas aos testes na rede particular.

Como os exames dos 984 pacientes suspeitos estão represados no Instituto Adolfo Lutz e os demais laboratórios credenciados no estado ainda estão recebendo as amostras colhidas, o panorama na cidade deve ser alterado.

“Muitos dos positivos as pessoas pagaram pelo exame. Então não é possível dizer que não há casos nas regiões noroeste e sudoeste, porque há 986 casos parados entre quem usa o SUS. Não necessariamente é a realidade” explica.

Outros detalhes sobre os contaminados também foram divulgados. A faixa etária com a maior incidência, segundo a Prefeitura, é dos 30 aos 39. São 27 pessoas doentes até o momento. Crianças até 10 anos não contraíram a doença.

Dos 10 aos 19, são três. De 20 a 29, 10. Além disso, 11 adultos entre 40 e 49 anos e 14 dos 50 aos 59 deram positivo. Acima disso, estão as cinco mortes da cidade. Dos 60 aos 69, oito doentes. Dos 70 a 79, seis. E dos idosos acima dos 80, seis.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.