Ouça ao vivo

Total de multas e acidentes despenca na quarentena

Um levantamento feito pela Emdec apontou que o número de multas aplicadas em Campinas após a adoção do período de quarentena caiu 58%. O índice de acidentes com vítimas também teve forte redução, ficando 42% menor.

A variação é justificada pelas medidas adotadas em Campinas para o combate à pandemia do novo coronavírus, uma vez que grande parte das pessoas está dentro de casa e a circulação nas ruas e avenidas da cidade é bem menor.

Para se ter ideia, o cruzamento entre as Avenidas Francisco Glicério e Aquidaban, um dos mais movimentados no Centro da cidade, teve o fluxo veículos reduzido em 60%. Em 16 de março, antes do início da quarentena, passaram pelo local 10.283 veículos e uma semana depois, este número caiu para 4,1 mil. Na Avenida Norte-Sul, também houve redução expressiva, com 10.613 veículos passando pela via no dia 24 de março, contra 24.485 do dia 16 do mesmo mês.

Quem continua na rua diariamente, como os motoristas de aplicativo, não percebeu a mudança no trânsito da cidade. Alexandre Lopes disse que as chamadas continuam normais. “Por incrível que pareça, que me surpreendeu, eu não senti muita diferença nas chamadas quando comparadas ao último dia que eu tinha trabalho. Até então eu estava cumprindo a quarentena”.

Adriano Espinosa afirmou que no início da quarentena eram poucos carros nas ruas, mas, com o passar do tempo, o fluxo de veículos está crescendo. “O que eu percebi é que a primeira semana de quarentena não tinha carro na rua, estava vazio. Nesta semana, o movimento aumentou muito, mas não chega perto do que era ainda”, explicou.

Mesmo com a percepção diferente de quem está trabalhando nas ruas, o secretário de transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, garante que a circulação de veículos em Campinas caiu pela metade durante esse período de isolamento social.

“Agora com essa questão da quarentena, evidentemente o trânsito nas ruas de Campinas caiu muito, nos tivemos uma redução de mais de 50% no pontos da cidade. Ainda segundo a Emdec, entre os dias 23 e 27 de março, o total de infrações registradas pelos radares caiu 24%, na comparação com o contabilizado entre os dias 16 e 20. Já os acidentes sem vítima tiveram uma redução de 40%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.