Ouça ao vivo

Turismo fica fora da reabertura em Pedreira

Foto: Danilo Braga
Foto: Danilo Braga

O comércio da cidade de Pedreira teve o funcionamento flexibilizado por meio de um decreto do prefeito Hamilton Bernardes Júnior, do PSB. A partir desta quarta-feira voltaram a funcionar lojas da cidade que atendam aos critérios de prevenção ao novo coronavírus. Com isso, o atendimento passa a ser feito a um cliente por vez ou na porta do estabelecimento. Mas a principal atividade econômica da cidade, o turismo, continua parada. O município é considerado a capital da porcelana, mas esse tipo de negócio, às margens da rodovia SP-95, está com as portas fechadas. Nem mesmo o Centro de Informações Turísticas está funcionando.

Natália Alves da Cunha trabalha em uma empresa sediada em Pedreira e explica que apenas esse tipo de comércio está liberado. Segundo a funcionária, o faturamento da loja caiu entre 60% e 70% desde o início da pandemia de covid-19. No Centro de Pedreira, praticamente todas as lojas estão abertas, seguindo as orientações das autoridades de saúde. Os funcionários usam máscara e respeitam as regras que evitam aglomerações. Para o comerciante Pedro Luiz de Andrade, a reabertura é necessária para diminuir os prejuízos.

Pedreira tem cerca de 50 mil habitantes e registra aglomerações no mesmo local que as cidades grandes. As filas de bancos seguem extensas, especialmente para quem tenta retirar o auxílio do governo de R$ 600. O metalúrgico André Luiz de Souza reclama das pessoas que não utilizam equipamento de proteção na região central.

Dados divulgados até o dia 21 de abril não confirmam nenhum caso de covid-19 em Pedreira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nove estão em investigação e outros nove foram descartados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.