Unicamp é credenciada para exames da covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Braga

A Unicamp recebeu o credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes para a detecção do coronavírus. A medida vai agilizar os resultados, já que agora o Hospital de Clínicas da Unicamp não terá mais que enviar as amostras para o Instituto Adolfo Lutz e aguardar todo o trâmite burocrático. Com isso, a expectativa é de que o resultados sejam divulgados entre 24h e 48h.

Essa agilidade vai  permitir, por exemplo, a divulgação do resultado em até 48 horas das cinco crianças hospitalizadas na UTI pediátrica do HC da Unicamp, consideradas suspeitas de contaminação pelo coronavírus. A suspeita da contaminação entre as crianças alertou os médicos  e, de acordo com o coordenador do laboratório de patologia clínica do HC da Unicamp, Magno Santos, há a solicitação para que o laboratório envie com a máxima urgência os resultados.

De acordo com o Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, as crianças estão  sob ventilação mecânica, com sintomas como bronquiolite, febre e insuficiência respiratória, que podem também estar relacionados com a Influenza e o Vírus sincicial respiratório, que também estão circulando de forma epidêmica na Região.

Os exames realizados a partir de agora pela Unicamp vão atender num primeiro momento pacientes, funcionários e comunidade interna da Instituição, com possibilidade de ampliação regional. Magno explica que a medida faz parte de uma força tarefa contra a Covid-19 do Instituto de Biologia da Unicamp, através da equipe do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes, com a  colaboração de outros docentes do Instituto, Faculdade de Ciências Médicas  e pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências.

De  acordo com o Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, 80 leitos foram disponibilizados para atender pacientes com Covid-19. Vinte leitos são de UTI, sendo doze sendo utilizados no momento e mais 13 estão previstos para os próximos dias. Até a semana que vem cerca de 300 exames estarão sendo realizados por dia pela Unicamp.

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também