Ouça ao vivo

Campinas retoma vacina contra gripe na segunda

A vacinação contra a gripe em Campinas está suspensa até a próxima segunda-feira, ao meio-dia. A informação foi passada pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira. O município aguarda cerca de 60 mil doses no quarto lote enviado pelo estado. 

De acordo com informações da administração, o município receberá as vacinas nesta sexta. Porém, como a Secretaria Municipal de Saúde precisa retirar, registrar e depois distribuir para as 66 unidades, a alegação é de que é mais seguro retomar a vacinação apenas na segunda-feira. 

Desde o início da campanha, em 23 de abril, foram vacinados 106.280 pessoas maiores de 60 anos, 25.776 profissionais de saúde e 559 profissionais da força de salvamento. Em Campinas, há cerca de 146 mil idosos. 

 Nesta quinta-feira, os centros de saúde que ainda tinham doses dos três primeiros lotes enviados pelo Estado priorizaram a vacina para acamados, que são atendidos em casa, e idosos que moram em instituições de longa permanência. A vacinação dessas pessoas segue cronogramas estabelecidos pelos serviços de saúde de cada região e continua durante o mês.

A primeira etapa de vacinação tem como público-alvo os maiores de 60 anos, profissionais de saúde e da força de salvamento. Essa fase prossegue até o próximo dia 15 de abril. A segunda etapa começará em 16 de abril e será voltada para professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

A partir de 9 de maio serão vacinados também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas do sistema penitenciário e funcionários do sistema prisional, além de adultos de 55 a 59 anos de idade. A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários até 22 de maio, último dia da campanha. 

 A vacina contra a gripe comum não protege contra a covid-19, mas é aliada porque ajuda no diagnóstico, descartando casos de gripes pelos vírus que compõem a vacina. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.