Especialista questiona feriados antecipados

Assim como ocorreu na capital paulista, a prefeitura de Campinas decidiu antecipar feriados na tentativa de elevar o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Para especialistas em direito trabalhista, a medida vai causar impactos significativos na relação entre empresas e trabalhadores e poderá ter efeito contrario a proposta original.

A antecipação de feriado para manter o isolamento foi adotada pelo Governo do Estado, que antecipou o feriado de 09 de julho, para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio. Antes, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, PSDB, através de decreto antecipou também os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para esta quarta e quinta-feira, além de declarar ponto facultativo no dia 22. Com isso os paulistanos ganharam um super feriado prolongado.

Em Campinas, o prefeito Jonas Donizette tenta fazer o mesmo, antecipando o dia de Corpus Christi, para a terça-feira dia 26 e o da Consciência Negra para o dia seguinte. Segundo o advogado, Rafael Mendes Lima, mestre em direito do trabalho, a antecipação de feriados vai gerar impactos significativos, pois como está sendo mudada a data, quem trabalhar terá que receber normalmente. O reflexo vai ser o pagamento de hora extra ou a necessidade da empresa conceder um outro dia de descanso.

A legislação, segundo o advogado, é clara e válida também para quem executa o trabalho em home office. Ele explica que nas empresas que mantém o banco de horas existe a possibilidade de negociação, o que torna mais fácil o acordo. Para o advogado, faltou diálogo do poder público municipal em propor uma medida questionável que poderá surtir efeito contrário no que diz respeito a proposta de elevar o índice de isolamento social.

O projeto do prefeito, Jonas Donizette, que antecipa dois feriados para a próxima semana será votado pelos vereadores nesta quinta-feira, dia 21.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

pico das cabras

Compensação ambiental por incêndio no Pico das Cabras estima plantio de ao menos 100 mil árvores

Vinhedo alerta para uso racional da água; ainda não há racionamento

Quadrilha coagia famílias de caminhoneiros durante o descanso nas estradas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.