Ouça ao vivo

Antecipação de feriados é questionada

O deputado Estadual Rafa Zimbaldi, PL, pediu explicações ao governo do estado sobre a eficácia que a antecipação de feriados traria no enfrentamento da pandemia de coronavírus no estado de São Paulo. A capital iniciou um mega feriado nesta semana, que pode ser ampliado caso a Assembleia Legislativa do estado aprove a antecipação da comemoração da Revolução Constitucionalista, de 09 de julho para a próxima segunda-feira. Nesta terça-feira, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também enviou à câmara um pedido de antecipação de feriados municipais para a semana que vem.

O deputado, eleito pela região de Campinas, quer entender qual a lógica de se antecipar os dias parados nesse momento. Para ele, a ideia que o governo passa é de que as medidas são adotadas sem nenhum embasamento e prejudicando ainda mais a vida da população. O exemplo claro foram os atrapalhados rodízios de veículos propostos na capital e em Campinas. A cidade de São Paulo chegou a adotar o sistema por uma semana, mas o efeito foi contrário, já que o uso do transporte público causou aglomerações. Em Campinas, o decreto do prefeito Jonas Donizette sobre a adoção do rodízio foi tão criticado, que a prefeitura transformou a proposta em projeto de lei e enviou para a câmara.

Rafa Zimbaldi disse que quer saber quais critérios e estudos foram levados em conta pelo estado para pedir a antecipação dos feriados. Segundo ele, as decisões vêm sendo tomadas de assalto. “O que muto me preocupa é a forma como as decisões estão sendo tomadas. Qual é o embase técnico para a antecipação dos feriados? O que as vezes eu sinto que as decisões são tomadas na base da ‘orelhada’. Agora eu tenho que fazer isso, agora eu tenho que fazer aquilo”, disse. A Alesp deve votar o projeto de antecipação do feriado de 09 de julho nesta quinta-feira.

A justificativa, tanto do governo do estado quanto da capital paulista, é de que a antecipação de feriados iria melhorar os índices de isolamento social da Grande São Paulo, onde se concentra o maior número de casos de covid-19 do país.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.