Campinas abre lojas de carros e amplia venda remota

O decreto que oficializa a extensão da quarentena em Campinas até 31 de maio autoriza que lojas de carros e lava-rápidos abram as portas e aumenta a abrangência da permissão de venda remota para outros tipos de comércios.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, que nega que as medidas sirvam para afrouxar o isolamento e argumenta que as mudanças definidas possuem amparos jurídico e sanitário e seguem regras estaduais e federais.

De acordo com ele, o parecer da Vigilância em Saúde para que concessionárias e locadoras de veículos funcionem leva em conta os cuidados a serem tomados no cotidiano. No caso dos lava-rápidos, cita justamente a prevenção como motivo.

“Podem funcionar as atividades de bens e serviços automotivos, incluídas aquelas de higiene, lavagem, estacionamento, locação e comercialização. Sobre o lava-rápido, a gente pede a higiene dos carros, táxis e veículos de app”, diz.

Outra mudança inclui bancas e quiosques, comuns em praças e parques públicos, no esquema de venda por entrega, ou drive-thru. Esses locais se somam a restaurantes, bares e padarias e podem comercializar os produtos.

“Nós estamos fazendo uma expansão. Como exemplo, os quiosques da Lagoa do Taquaral, que agora são do segmento alimentício. Continua proibido o consumo no local, mas a pessoa pode ligar e buscar o produto no comércio”, diz ele.

O decreto libera ainda o comércio de qualquer produto por entrega e drive-thru. Neste caso, as lojas podem vender remotamente todo tipo de mercadoria, que vão desde roupas e calçados a perfumes e eletroeletrônicos, por exemplo.

Outras atividades também foram consideradas no novo documento. Entre elas, escritórios de advocacia, contabilidade, agências de viagens e imobiliárias, buffets, festas e eventos. Porém, está mantido veto ao atendimento presencial.

Lojas de materiais de construção podem funcionar com presença de público, desde que o distanciamento seja respeitado. Em todos os setores envolvidos no decreto, é obrigatório o uso de máscaras, álcool gel e outros tipos de cuidados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.