Ouça ao vivo

Campinas abre lojas de carros e amplia venda remota

O decreto que oficializa a extensão da quarentena em Campinas até 31 de maio autoriza que lojas de carros e lava-rápidos abram as portas e aumenta a abrangência da permissão de venda remota para outros tipos de comércios.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, que nega que as medidas sirvam para afrouxar o isolamento e argumenta que as mudanças definidas possuem amparos jurídico e sanitário e seguem regras estaduais e federais.

De acordo com ele, o parecer da Vigilância em Saúde para que concessionárias e locadoras de veículos funcionem leva em conta os cuidados a serem tomados no cotidiano. No caso dos lava-rápidos, cita justamente a prevenção como motivo.

“Podem funcionar as atividades de bens e serviços automotivos, incluídas aquelas de higiene, lavagem, estacionamento, locação e comercialização. Sobre o lava-rápido, a gente pede a higiene dos carros, táxis e veículos de app”, diz.

Outra mudança inclui bancas e quiosques, comuns em praças e parques públicos, no esquema de venda por entrega, ou drive-thru. Esses locais se somam a restaurantes, bares e padarias e podem comercializar os produtos.

“Nós estamos fazendo uma expansão. Como exemplo, os quiosques da Lagoa do Taquaral, que agora são do segmento alimentício. Continua proibido o consumo no local, mas a pessoa pode ligar e buscar o produto no comércio”, diz ele.

O decreto libera ainda o comércio de qualquer produto por entrega e drive-thru. Neste caso, as lojas podem vender remotamente todo tipo de mercadoria, que vão desde roupas e calçados a perfumes e eletroeletrônicos, por exemplo.

Outras atividades também foram consideradas no novo documento. Entre elas, escritórios de advocacia, contabilidade, agências de viagens e imobiliárias, buffets, festas e eventos. Porém, está mantido veto ao atendimento presencial.

Lojas de materiais de construção podem funcionar com presença de público, desde que o distanciamento seja respeitado. Em todos os setores envolvidos no decreto, é obrigatório o uso de máscaras, álcool gel e outros tipos de cuidados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.