Ouça ao vivo

Homicídios sobem 16% em Campinas na quarentena

Mesmo em meio à pandemia, Campinas registrou aumento de 16% nas vítimas de homicídios dolosos em abril. Foram 14 pessoas assassinadas na cidade, duas a mais do que no mesmo mês do ano passado. 

Houve também registro de um latrocínio – roubo seguido de morte, tipo de crime que não apresentou registros em abril de 2019. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e foram divulgados nesta terça-feira. 

Na contramão, crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, tiveram redução expressiva, com exceção do roubo de cargas, que apresentou aumento de 77,7%. 

Os roubos de veículo, por exemplo, apresentaram queda de 35% em relação a abril do ano passado. As ocorrências de furto tiveram diminuição de 56,3%. 

O relatório mostra também que houve aumento das ocorrências de porte ilegal de arma no mês de abril. Foram 19, contra 16 no mesmo período do ano passado. Já o número de armas de fogo apreendidas este ano foi 56, contra 35 em abril de 2019. 

O número de prisões efetuadas caiu de 383 para 258, ocorrências por porte de drogas caíram de 19 para 16, e de tráfico de drogas caíram de 80 para 72. 

As ocorrências de estupros também caíram em Campinas durante o mês de abril. Foram 17 casos, contra 22 no mesmo mês do ano passado. Do total de registros em abril de 2020, nove foram descritos como estupro de vulnerável, que engloba casos de abuso sexual ou prática de atos libidinosos contra crianças e adolescentes, além de pessoas com enfermidade ou deficiência mental que não podem oferecer resistência. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.