Ouça ao vivo

Campinas registra mais duas mortes por covid-19

A Prefeitura de Campinas atualizou os números da covid-19 na cidade na manhã deste sábado (23). O total de casos confirmados cresceu em 50, e agora são 1.183 casos. Mais duas mortes foram confirmadas, e a cidade agora contabiliza um total de 53 óbitos.

As vítimas são uma mulher de 67 anos, que tinha comorbidades, que faleceu em 15 de maio em um hospital público; e um homem de 72 anos, que também tinha doenças pré-existentes, e faleceu morreu em 21 de maio em um hospital particular.

A cidade tem 20 mortes em investigação, duas a mais que na sexta-feira (22). Casos em investigação agora são 410, 82 a mais que no dia anterior. O número pacientes de internados com covid-19 também cresceu, com oito novas internações, totalizando 81 pessoas entre leitos de enfermaria e UTI.

Um dado positivo é o aumento no número de pessoas recuperadas, com 865, oito a mais que na sexta-feira, e também o crescimento do número de casos descartados, que agora somam 2.426, 192 a mais que no dia anterior.

Os dados foram informados pelo prefeito Jonas Donizette durante uma transmissão ao vivo via internet. Na transmissão, ele defendeu a antecipação dos feriados na cidade. “Tem gente falando que não tem dados técnicos nem científicos, balela. Em primeiro de maio e 21 de abril são dois feriados passados que tivemos já durante a pandemia, e nós tivemos uma taxa de isolamento semelhante à de domingo ou maior, então mostrou que deu resultado.”, argumenta.

Jonas também falou sobre o aumento no número de leitos de UTI na rede pública municipal. “A partir desta semana que entra agora Campinas terá 36 novos leitos de UTI exclusivos para covid, serão 30 no (hospital) Mário Gatti e seis na casa de saúde, todos atendendo pelo SUS, a prefeitura já tinha ampliado 48 leitos de UTI exclusivos pra covid, 12 no Hospital PUC-Campinas, oito na Casa de Saúde, 10 na Santa Casa, 15 no Hospital Ouro Verde, e três no Mário Gatti”.

Além dos leitos de UTI, o prefeito destacou também o crescimento no número de leitos de enfermaria disponibilizados. “Serão abertos 82 novos leitos de enfermaria, 12 no hospital PUC-Campinas, 13 na Santa Casa, 12 na Casa de Saúde, 18 no hospital de campanha, e 27 na Beneficência Portuguesa. Conforme a gente percebe que tá aumentando a ocupação a gente coloca mais leitos”.

Por fim, Jonas disse que ainda não está definido se haverá a prorrogação do período de isolamento, ou se será autorizada a reabertura de estabelecimentos que estão atualmente fechados. “Vamos aguardar esses últimos dias de maio para a gente poder ter uma definição de como será nossa vida no mês de junho”.

Números da Covid-19 em Campinas neste sábado, 23/05:

  •  53 Mortes (+2)
  •  1183 Casos confirmados (+50)
  • 410 Casos em investigação (+82)
  • 20 Mortes em investigação (+2)
  • 81 Pacientes internados (+8)
  • 865 Pessoas recuperadas (+8)
  • 2.426 Casos descartados (+192)
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.