Ouça ao vivo

Campinas suspende retomada do comércio

Foto: Reprodução

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, suspendeu a reabertura do comércio da cidade, previsto para acontecer a partir desta segunda-feira,01. O anúncio foi feito no final da manhã deste sábado. Segundo o chefe do executivo, a decisão foi tomada devido a alta procura por atendimento de saúde por moradores de outras cidades da região. Além disso, o município está encontrando dificuldades para contratar profissionais de saúde de forma emergencial. “Em campinas nós não vimos cenas que vimos em outras cidades do mundo, em relação à covid-19. E no que depender de mim, isso não vai acontecer. O nosso problema não é de equipamentos, não é de respiradores e sim de profissionais de saúde. Nós estamos encontrando uma certa dificuldade em fazer essas contratações”, afirmou.

A retomada do comércio deverá acontecer na segunda-feira seguinte, dia 08 de junho. Segundo a prefeitura, até a próxima sexta-feira haverá a publicação de um decreto no Diário Oficial, com as regras do município em relação ao novo processo de reabertura. O prefeito informou ainda que deve intensificar a fiscalização nesta semana, para garantir que não haja desrespeito ao cumprimento da quarentena nos próximos dias. “Vamos fiscalizar durante a semana”, resumiu Jonas Donizette.

Em nova atualização feita pela prefeitura de Campinas neste sábado, 30, os casos de covid-19 ultrapassaram a marca dos 1,5 mil. Ao todo o município confirmou 1.570 pacientes com coronavírus. Em 24 horas, novos 136 casos foram confirmados na cidade. Foram quatro novas mortes registradas entre sexta e sábado. O número total agora é de 73. As mortes são de dois homens, com idade de 90 e 74 anos e que morreram nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente, em hospitais públicos da cidade. As outras duas vítimas eram mulheres, uma com 86 anos e que morreu em 26 de maio em hospital público e outra de 87 anos que faleceu em 29 maio, em hospital privado.

Os casos descartados em Campinas passaram de 2832 para 3068 e os casos investigados foram de 357 para 380. São 1.105 pacientes recuperados, segundo a secretaria de saúde. 147 pacientes seguem internados na rede pública e 245 seguem em isolamento domiciliar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.