Ouça ao vivo

Comércio reabre com 30% na segunda em Campinas

Foto: Reprodução

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) oficializou nesta quinta-feira a reabertura gradual do comércio na cidade a partir de segunda-feira, dia 1º de junho. De acordo com o decreto, os estabelecimentos poderão funcionar com 30% da capacidade e seguindo todos os protocolos de saúde para combater a pandemia de covid-19. O uso de máscara será obrigatório para funcionários e clientes. No anúncio, Jonas explicou a necessidade de se cumprir regras.

As lojas podem abrir em horário reduzido. Nas ruas, o funcionamento será das 10h às 16h. As empresas que não cumprirem essa jornada serão multadas pela Prefeitura. Os shoppings centers podem atender das 14h às 20h, também respeitando 30% da capacidade.

Apesar de não constarem na Fase 2 de reabertura proposta pelo Governo do Estado, os restaurantes também estão liberados para funcionar com 30% da capacidade no horário de almoço. No jantar, ainda segue autorizado apenas o delivery. O mesmo exemplo serve para as igrejas, que podem reabrir com capacidade reduzida. O prefeito diz que tem autorização para contrariar o decreto do governador João Dória (PSDB).

Sobre a decisão do prefeito de abrir restaurantes e igrejas em Campinas, o Governo do Estado declarou por meio de nota que “o detalhamento das normas, protocolos e critérios de classificação do Plano São Paulo para retomada consciente dos setores produtivos considerados não essenciais será feito por meio de publicação no Diário Oficial do Estado”.

Caso os números da pandemia aumentem e a oferta de leitos, especialmente de UTI, não dê conta da demanda de pacientes, Jonas Donizette avalia voltar atrás e fechar novamente o comércio.

Jonas disse ainda que pediu à Vigilância Sanitária que crie regras de funcionamento para salões de beleza, que ainda não estão liberados. Pessoas acima de 60 anos ainda devem seguir quarentena e não poderão trabalhar com o público e nem frequentar templos religiosos. A Prefeitura vai voltar a analisar processos, mas de maneira virtual, com exceção de emergências. Todos os prazos anteriores voltam a vigorar. As empresas precisam adquirir um certificado digital na internet com as regras de funcionamento para poderem abrir.

Nesta quinta, foram confirmadas mais duas mortes pelo novo coronavírus. Dois homens, de 71 e 75 anos, tinham comorbidades e morreram na quarta-feira. Já foram registrados 67 óbitos na cidade. Com 66 novos casos em relação ao dia anterior, são 1353 no total. A taxa de letalidade em Campinas é de 4,9%, com 51,2 mortes por milhão de habitantes.

Conseguiram se curar mais 15 pacientes, chegando a 982 recuperados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.