Com 53 convênios estabelecidos com o setor empresarial, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova), fechou 2019 com contratos que chegaram a R$ 133 milhões. É o terceiro ano consecutivo que o órgão ultrapassa a marca dos R$ 100 milhões. Os dados foram divulgados pela Inova que publicou nesta semana seu Relatório de Atividades 2019 em formato de e-book, disponível para download.
O Relatório dá destaque para outros resultados importantes para o empreendedorismo e a inovação, como a aprovação da Política de Inovação da Unicamp e a assinatura de 23 novos licenciamentos de sua propriedade intelectual, totalizando 131 licenças vigentes e R$ 1,6 milhão captados em ganhos econômicos provenientes de transferência de tecnologias. O bom resultado visto nos últimos anos, pode ser justificado pelo interesse que as empresas têm em associar suas atividades à pesquisa desenvolvida por uma instituição como a Unicamp, segundo avalia o diretor executivo da Inova, Newton Frateschi. “As empresas, e aí tem empresas nacionais e internacionais, veem o valor de colaborar com uma universidade de qualidade, em particular com a Unicamp”, acredita.
A avaliação do diretor executivo da Inova é a de que, no atual contexto, frente à pandemia de covid-19, vai haver cortes para a pesquisa em colaboração universidade/empresa em 2020. Mesmo assim, o professor Newton Frateschi crê que existe um processo de valorização da pesquisa. “Apesar da crise, a gente tem certeza que vai diminuir o investimento em pesquisa esse ano porque o futuro está muito incerto, tem uma coisa muito boa de tudo isso. Eles vão perceber que essa ligação com a academia traz resultados como novos produtos, mais inovações, mais serviços para eles próprios”, explica. Quem quiser conferir o relatório sobre as atividades de 2019 da agência, basta acessar o site www.inova.unicamp.br.