A Prefeitura de Piracicaba garante que não haverá problemas no transporte público municipal a partir do próximo sábado. Isso porque, a concessionária Via Ágil, responsável atualmente pelo transporte público municipal, rescindiu o contrato com a prefeitura e seguirá prestando os serviços até esta sexta-feira.
Segundo informações, a empresa Via Ágil, após a crise econômica de 2015 e 2016, viu despencar o número de passageiros do transporte público, mas não foi possível cortar despesas, gerando acumulados déficits. A crise se agravou depois do início da quarentena, em função da pandemia da covid-19.
De acordo com informações do Secretário Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba, Jorge Akira, a empresa deve cumprir os serviços até o próximo dia 15.
A secretaria não informou, porém, o nome da nova empresa, se ela vai assumir em caráter emergencial ou se houve uma nova licitação para a concessão. O pedido de rescisão pela Via Ágil foi feito há mais de um mês. Segundo o secretário, a rescisão contratual se deu de forma amigável.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba e Região foram procurados para falar a respeito da situação que deve afetar diretamente centenas de trabalhadores mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.
A empresa Via Ágil foi procurada e informou em nota que a empresa e a Prefeitura de Piracicaba assinaram a rescisão contratual amigável, no último dia 8 de abril e que, alinhada com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba e Região, está tomando todas as atitudes legais e irá dar total suporte aos seus funcionários. Garantiu ainda que, conforme acordado, seguirá em pleno funcionamento com as atividades até o dia 15 de maio.