Ouça ao vivo

Eficácia de máscaras depende de cuidados

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O uso correto da máscara para evitar o contágio do coronavírus e os cuidados que as pessoas devem ter após o uso são fundamentais para garantir a eficácia  da proteção.  Em entrevista  à Globo News, a pesquisadora e microbiologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Natalia Pastenak , explicou que a máscara não faz milagre.  Ela disse que o vírus consegue passar pelo tecido, mas a máscara dificulta a transmissão e ajuda a evitar que haja o contato das mãos com o rosto, boca e nariz.

Natalia também enfatizou a importância do distanciamento em lugares fechados e a metragem a ser respeitada de uma pessoa para outra.  A especialista explica que a máscara de tecido só pode ser usada novamente depois de lavada com água e sabão. E o ideal é que seja  trocada a cada três horas e reservada em um saquinho plástico fechado com um nó. Outra recomendação, do médico-cirurgião, Buno Pereira, é para que as mãos sejam higienizadas antes e depois do uso/ e a máscara  deve ser manuseada sempre pelas alças laterais, sem colocar as mãos no tecido.

No caso de descarte, Bruno explica que é preciso que seja feito em dois saquinhos plásticos (um dentro do outro) e com um nó. Ele explica que é preciso garantir que a máscara vá para um aterro sanitário e não corra a risco de chegar às cooperativas de reciclagem. Em hipótese alguma, é permitido o descarte na rua, em terrenos ou lixos públicos.  As máscaras precisam ser duplas, cobrir a boca e o nariz e não ter folga nas laterais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.