Governo de SP analisa pedido de verba do Cruesp

Foto: Arquivo CBN Campinas

O Conselho de Reitores das Universidades Paulistas, formado pela Unicamp, a Unesp e a USP, pediu ao governo de São Paulo parte do montante que a União vai encaminhar ao estado para ajudar na crise causada pelo surto de covid-19.

Na instituição de Campinas, a solicitação acontece ao mesmo tempo em que um corte de R$ 72 milhões dos gastos previstos em 2020 é proposto. A medida vai ser discutida nesta terça em reunião extraordinária do Conselho Universitário.

No argumento da reitoria, as ações e a revisão dos valores são necessárias por conta da queda na arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, o ICMS, principal fonte de renda da universidade.

Segundo a previsão da Assessoria de Economia e Planejamento da universidade estadual, a redução no orçamento está próxima dos R$ 220 milhões. A Unicamp, porém, também requereu repasses adicionais para a área de saúde.

O governo informou que a reunião com o Cruesp ocorreu no dia 6, mas alega não ter uma decisão. A explicação é que a análise é feita pelas pastas de Governo e Fazenda, que consideram qual a prioridade. Mas o valor não foi detalhado.

O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp se colocou contra as medidas de contingenciamento da reitoria. Entre os cortes, está a suspensão do incentivo noturno até 30 de junho e ainda o pagamento de hora extra por três meses.

A progressão de carreira dos trabalhadores também foi congelada e por isso a diretoria da entidade afirma que a instituição deveria cobrar do governador um repasse da compensação que os estados vão ter e que foi aprovado no Senado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitura conclui instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal de Piracicaba

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.