Ouça ao vivo

Governo de SP contrata 2,4 mil leitos para covid-19

Foto: reprodução YouTube

O governo de São Paulo anunciou a contratação de 2,4 mil novos leitos da rede particular para o tratamento de covid-19. Deste total, 1,5 mil são de Unidade de Tratamento Intensivo. O governo garantiu que todos esses leitos contratados estarão disponíveis até o dia 11 de junho. As unidades serão para todo o estado, mas a maior parte será destinada à Grande São Paulo, onde se concentra a maioria absoluta de casos. Os investimentos serão de R$ 594 milhões.

O número de novos leitos é significativo, uma vez que até então, São Paulo tinha 3,5 mil leitos habilitados no SUS. O edital para a contratação dos leitos já foi aberto e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. Cada leito de UTI custará R$ 1,6 mil por dia. Na publicação, o governo prevê colapso no sistema público de saúde em três semanas, considerando o avanço da doença no estado. De acordo com o governador João Doria, todos os leitos estarão disponíveis em, no máximo, 20 dias. “Para a contratação de leitos da rede particular, foi publicado no Diário Oficial de hoje (20) e em 20 dias, todos os leitos deverão estar implantados e operacionalizados, ou seja, até 11 de junho”, garante.

Além disso, o Palácio dos Bandeirantes informou que o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se comprometeu em acelerar a habilitação de outros 1.817 leitos pelo Governo Federal, como afirmou o secretário de saúde, José Henrique German. “Desde o ministro Teich, nós já tínhamos enviado uma relação de leitos, de 2,8 mil leitos, que precisavam de habilitação. Foram habilitados alguns e ainda faltam 1,8 mil leitos. Eu conversei com o atual ministro, Eduardo Pazuello, e ele me garantiu que isso será feito até o final dessa semana”, afirmou.

Nesta quarta-feira, 20, São Paulo tinha registrado 69.859 casos confirmados e 5.363 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 71,7% no estado e em 87,9% na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.