CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Isolamento derruba internações de crianças

O isolamento social e a suspensão de aulas estão evitando a propagação de doenças respiratórias nas crianças. O fato pode ser comprovado na queda de atendimento nos hospitais. De acordo

Isolamento derruba internações de crianças
O isolamento social e a suspensão de aulas estão evitando a propagação de doenças respiratórias nas crianças. O fato pode ser comprovado na queda de atendimento nos hospitais. De acordo com o prefeito de Campinas, o Jonas Donizette,  as UTIs pediátricas dos hospitais públicos da cidade estão vazias. No Hospital da PUC Campinas, a redução […]

O isolamento social e a suspensão de aulas estão evitando a propagação de doenças respiratórias nas crianças. O fato pode ser comprovado na queda de atendimento nos hospitais. De acordo com o prefeito de Campinas, o Jonas Donizette,  as UTIs pediátricas dos hospitais públicos da cidade estão vazias.

No Hospital da PUC Campinas, a redução nos atendimentos também é confirmada, tanto na ala pediátrica quanto no pronto socorro. De acordo com a médica pediátrica do hospital, Carolina Calafiori de Campos, o período entre março e julho é considerado de alta sazonalidade das doenças respiratórias infantis.

Um dos motivos é a propagação dos vírus por causa das aglomerações sociais. No caso das criança a situação é ainda mais complicada, porque elas acabam levando as mãos e objetos à boca. Entre as doenças mais comuns estão as gripes, resfriados e a bronquiolite, doença que atinge principalmente os bebês.

De acordo a médica Carolina Calafiori de Campos, o que vem sendo registrado neste ano é um fato inédito. No dia 22 de maio de 2017, por exemplo, o Hospital de Clínicas da Unicamp suspendeu por tempo indeterminado o atendimento na UTI pediátrica e no pronto-socorro infantil devido a superlotação. No ano seguinte o problema se repetiu, inicialmente por 24 horas , mas foi prorrogada por oito vezes.  Na época as suspensões das internações pediátricas e neonatais mostravam a crise na área da saúde de Campinas.

De acordo com a pediatra do Hospital da Puc Campinas, paralelo a redução das internações por doenças respiratórias, aumentaram os atendimentos por conta dos acidentes domésticos envolvendo crianças.

Conteúdos