Ouça ao vivo

Metade dos enfermeiros doentes estão no Brasil

Foto: Divulgação

Com quase 16 mil casos notificados de covid-19  entre os profissionais de enfermagem e 137 óbitos contabilizados até esta quinta-feira, metade dos profissionais de saúde contaminados pelo coronavírus no mundo está no Brasil.

De acordo com Paulo Murilo, da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem, os números no Brasil superam em muito os registrados nos Estados Unidos, por exemplo, que está na segunda colocação, com 91 casos.

O medo do contágio, segundo ele, se intensifica por causa da falta de qualidade dos EPIs disponibilizados para esses profissionais. Os profissionais de Enfermagem ganharam reconhecimento, mas os desafios por estarem na linha de frente do combate  à pandemia, têm lhes causado problemas psicológicos.

O Conselho Federal de Enfermagem criou uma câmara de crise da covid-19 e tem conseguido recursos para compra de máscaras, entre outras ações, como a criação de um canal aberto para atender a demanda destes profissionais. Mas, Paulo Murilo faz um apelo para que a sociedade faça sua parte. A Organização Mundial de Saúde lançou uma campanha de valorização deste profissional e estabeleceu o ano de 2020 como Ano da Enfermagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.